quarta-feira, 6 de julho de 2016

"Se Ninguém Quer, Queira Tu. Se Ninguém Faz, Faz tu"

Existem momentos da nossa vida que participamos de reuniões, palestras, cultos e cursos que mudam nossa forma de pensar, de ver as coisas. Eu tive uma oportunidade de ouvir em uma reunião uma palavra de cerca de uma hora do pastor Neil Barreto (recomendo suas palavras), onde foi feita uma reflexão sobre a sociedade e o que a igreja faz e deixa de fazer. Naquele dia escrevi algumas das ótimas frases que foram faladas, mas em especial a frase título desse post me marcou.

Nós seres humanos, racionais como Deus nos criou, somos muito observadores, e a observação normalmente gera uma reflexão, e esta reflexão gera uma ação, as vezes não uma ação física, mas uma decisão ou sentença na nossa mente.

Nós cristãos acabamos por nos vestir de um estigma de julgadores - como reparamos nos nossos irmãos! Esse assunto pode ir para várias direções, mas quero focar em uma, no que reparamos e comparamos, no que fazemos e no que os outros fazem.

Pensamos no que fazemos, e achamos que estamos fazendo muito, e que nosso irmão não faz nada, as vezes isso é até verdade, as vezes não, enxergamos o que fazemos como muito e o que o outro faz, como quase nada.  Como "maus cristãos" começamos a murmurar, e as vezes chegamos ao ponto de diminuir o nosso próprio ritmo porque queremos "justiça" e se o outro não faz, porque temos que fazer?

Por já ter pensado assim, a frase título me marcou especialmente, devemos renovar a nossa mente, assim como a palavra diz (RM 12:2) e não tomar a forma do mundo e nos igualar com quem não faz, entendendo que mesmo que ninguém queira ou que ninguém faça, nós devemos querer, nós devemos fazer. Nossas atitudes não podem ser mudadas pelo comportamento alheio, o comportamento do outro, ele escolheu, pertence a ele. Quando mudamos nossa atitude por conta do outro esse comportamento deixa de ser do outro e passa a ser nosso.

fazer a obra

Devemos entender que quando servimos, não servimos por causa das pessoas, mas sim por causa de Deus. Nosso servir deve vir de uma essência altruísta, nossa intenção deve sempre ser de propagar o Reino, de levar o amor ao próximo. Se estamos vivendo de uma maneira egoísta, vivendo para nós mesmos, não servimos para nada.

Acredito que a melhor atitude que podemos ter é continuar a fazer, e o nosso exemplo pode ser o diferencial na vida dos outros. Lembre-se de encher seu coração de alegria por quem faz, e não de tristeza por quem deixou de fazer. Se você fizer uma ação na sua igreja ou comunidade esperando que compareçam cem pessoas, e só aparecerem vinte, se alegre por estas, não se entristeça pelas oitenta que não foram.


Guarde no seu coração: "Se Ninguém Quer, Queira Tu. Se Ninguém Faz, Faz tu" (Neil Barreto)

Nenhum comentário: