quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus

Continuando com a série #SQN, quero expor um texto que sinceramente não sei porque é usado errado, eu ouvia de um jeito, lia de outro, e as vezes no automático comecei a ler o que ouvia e não o que realmente esta escrito, falamos sobre outra parte deste versículo em outro post, mas hoje vamos nos atentar a segunda parte, para isso peço que preencha mentalmente as lacuna abaixo:


Romanos12:2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a _____, ______, e ______vontade de Deus.




(Encontrei as imagens acima em uma simples pesquisa na internet)
Não sei o porquê, mas eu aprendi de ouvir várias pessoas ditando e até enquanto liam esse versículo preencherem as lacunas da seguinte forma: Boa, Perfeita e Agradável. Um certo dia comecei a me questionar a ordem dessas palavras, elas parecem fazer uma progressão sobre a vontade de Deus, mas agradável seria superior a perfeito? Como algo agradável pode ser mais que perfeito?
Então fui ao texto verificar e tentar entender a ordem das qualidades da vontade de Deus, e lendo vi  então o que ouvia os outros falarem, e o que eu mesmo cheguei a ler estava errado, existe a progressão, mas ela está coerente.

É interessante observar a sabedoria de Deus nessa progressão, podemos perceber usando de alguns exemplos: Algo bom nem sempre é agradável, sabemos que um determinado remédio ou uma dieta equilibrada é muito bom para nós, mas não necessariamente agradável, remédio tem um gosto ruim e aquela salada não é tão agradável quanto um doce ou um churrasco. O agradável não é perfeito, um exercício físico que gostamos de fazer pode ser bom e agradável para nós, mas não perfeito, porque mesmo sendo benéfico ficaremos cansados, gastaremos tempo. A vontade de Deus diferente desses exemplos consegue reunir as três qualidades : Boa, Agradável e Perfeita.

Vamos começar a utilizar da forma correta a palavra de Deus do jeito que foi escrita, acredito que este detalhe não faça tanta diferença no entendimento, mas nos serve de alerta para ser mais atencioso com o que escutamos e lemos.


Nenhum comentário: